Postado em 14 de Setembro às 17h21

III JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Destaques (24)

O Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (DAEAS) juntamente com a coordenação e professores, realizaram nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2018, no auditório 2 da Celer Faculdades, a III Jornada Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, cujo tema do ano foi “A Interdisciplinaridade de Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária”.

As palestras foram realizadas por diversos profissionais da área, com o objetivo de demonstrar a interdisciplinaridade que o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária oferece. Além disso, proporcionar a troca de experiências e conhecimentos técnicos entre profissionais qualificados, estudantes e professores.

Na primeira noite, a Engenheira Ambiental e Sanitarista e Mestre Fabiane Toniazzo, abriu a Jornada Acadêmica proferindo a palestra sobre a interdisciplinaridade do curso de engenharia ambiental e sanitária, bem como as várias áreas de atuação do engenheiro ambiental e sanitarista.

A palestrante Doutora Silvana Terezinha Winckler, Professora Titular da Unochapecó, docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado Acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado Acadêmico) da UNOCHAPECÓ, explanou sobre os impactos socioambientais causados pelas grandes obras de infra-estrutura como, por exemplo, as hidroelétricas. A professora explicou aos acadêmicos os problemas relacionados à implantação de hidroelétricas na região do oeste de santa Catarina para as pequenas comunidades da foz de Chapecó.

O palestrante Soldado Simão Innocente abriu a segunda noite do evento e falou sobre educação ambiental, relatando experiências vivenciadas nos trabalhos educativos desenvolvidos pelo 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Chapecó. A temática de educação ambiental é de extrema relevância, pois é fundamental para uma sociedade que busca por um desenvolvimento sustentável.

Já o Cabo Luciano Bergonzi encerrou a segunda noite falando sobre Recuperação Ambiental. Dentre outros pontos, comentou sobre a legislação ambiental, tipos de florestas e possíveis formas para recuperar ambientes degradados. O palestrante trouxe exemplos práticos sobre o tema, o que agregou muito para a formação dos acadêmicos.

Na última noite do evento, a palestrante Luana Taize Mello Martinelli, Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, professora da Celer Faculdades, explanou sobre e relação entre a Segurança do Trabalho e o Meio Ambiente. A palestra tinha o intuito de demonstrar a forte ligação entre essas duas áreas, uma vez que evitar acidentes e proteger o trabalhador em seu ambiente laboral, também são formas de proteger o meio ambiente.